A avaliação neuropsicológica permite uma avaliação quantitativa e qualitativa das funções nervosas superiores, comparando os resultados obtidos com aqueles que são esperados em indivíduos com a mesma idade e escolaridade, fundamentando ou sugerindo como improváveis diagnósticos de patologias neuropsiquiátricas.

A avaliação neuropsicológica impõe-se perante queixas de dificuldades ao nível da memória, atenção/concentração, destreza manual, resolução de problemas, bem como nas alterações da linguagem e do comportamento.É uma avaliação essencial nos períodos pós-acidentes vasculares cerebrais e nos traumatismos crânio-encefálicos.

Esta avaliação dispõe de instrumentos específicos para avaliar as funções neuropsicológicas, como a atenção, concentração, perceção, linguagem, raciocínio e aprendizagem. Normalmente é um tipo de avaliação solicitada pelo médico neurologista.

Para além da avaliação, a consulta de neuropsicologia permite também programar e executar um plano de reabilitação ou de estimulação cognitiva, perspetivando a recuperação total do défice ou a estabilização dum processo de deterioração.

As sessões de Avaliação neuropsicológica da Elos de Ternura (dirigidas a todas as idades) são ministradas pela Drª Márcia Vasques, licenciada em Psicologia em 2000, com Pós-graduação em Neuropsicologia Clínica (2007).
Associada da Ordem dos Psicólogos Portugueses: cédula profissional nº 6476.
Trabalhou durante 13 anos numa Instituição Particular de Solidariedade Social e colabora com a Elos de Ternura desde a fundação da empresa.

error: Content is protected !!